OS AMORES DE SILVIA

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Os Amores de Silvia foi o quinto romance escrito por Elizabeth Gaskell, em 1863, e é considerado o seu livro mais triste, mas ainda assim um lindo romance.

Os Amores de Silvia nos traz uma história que poderia acontecer com qualquer um de nós, ainda que em um lugar diferente, em uma época diferente!”, opinou a tradutora da obra, Maria Aparecida Mello Fontes. Bem que o livro poderia se chamar Os Meus Amores, ou, Os Seus Amores, pois traz todo tipo de amor: o fraternal, o romântico, o platônico, o rejeitado, o idealizado, o filial, etc. Ou, sendo mais didática, traz o amor Ágape, aquele entre quem possui afinidade de ideais espirituais; o amor Eros, o da atração física e do desejo sexual; e o Philos, afinidade mental e cultural, aqueles entre amigos e colegas, como nós deste clube, ligados pela afinidade literária. Portanto, é um livro com o qual, certamente, todos se identificarão. Para quem ama Elizabeth Gaskell este livro é o ápice da grandeza dessa autora: um dos seus melhores livros!

UMA PRINCESA POBRE

Gaskell nos apresenta Silvia, uma princesa pobre e dividida entre dois pretendentes, dois amores: seu dedicado primo, Philip, sobrinho de sua mãe; e Kinraid, um marinheiro considerado por todos como um herói da cidade. Os acontecimentos vão levar o leitor a favorecer ora um dos candidatos, ora o outro. E, muito provavelmente, o leitor mudará de preferência ao longo da história e voltará atrás mais de uma vez. As situações são completamente inesperadas e até o último momento nós nos perguntamos o que teria acontecido se a vida tivesse tomado outra direção, se os personagens tivessem tomado outra decisão.

UMA VILA PACATA

Nas proximidades de uma pacata vila de pescadores de baleia vive Silvia Robson, uma moça linda, filha única de um casal que, embora sem posses, faz todas as suas vontades. Ela é uma princesa pobre, porém, é uma princesa… e toda princesa precisa de um príncipe.

Silvia se vê dividida entre dois jovens: um ótimo e trabalhador rapaz, seu primo, que a ama muito, mas que não soube respeitar o bem mais precioso de um relacionamento; o outro, um conhecido herói da comunidade, admirado por todos, muito belo e muito apaixonado por ela, mas que ainda não possui estabilidade para um relacionamento. Qual deles terá mais aptidões para se tornar o príncipe de Silvia?

PHILIP OU KINRAID?

Philip é o primo que está sempre por perto, ele quer o melhor para ela, tenta lhe ensinar a ler e a escrever, embora ela não demonstre interesse. Philip faz planos para progredir no trabalho e poder oferecer uma boa vida para ela, mas Silvia parece indiferente a ele. Porém, há Kinraid, um arpoeiro carismático, amado pelas mulheres e que é considerado o herói da cidade, pois entrou em confronto com a patrulha que sequestrava marinheiros para os obrigarem a lutar na guerra da Inglaterra contra a França. Silvia está encantada por ele. Quem será que o seu coração irá escolher como um amor eterno?

Gaskell, de forma hábil, descreve para o leitor tudo sobre Silvia e, principalmente, conhece cada um dos sentimentos de Philip. A maneira como ele vê e sente as coisas é minuciosamente descrita, mas o leitor não sabe quase nada sobre Kinraid até sua mudança de comportamento, a qual também mudará completamente o rumo da história. 

Um romance com o final que deveria ter; um desfecho que nos ensina mais do que podemos prever; uma história inesquecível e pronta para se tornar uma bela lenda!

Livro exclusivo do www.pedrazuleditora.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × 5 =

Inscreva-se Em Nossa Newsletter

Receba nossas atualizações e leia o melhor da literatura clássica aqui

Explore Mais

Quer conhecer mais e ter acesso exclusivo!

Assine a melhor literatura clássica disponível no Brasil